O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e da Direção Regional dos Assuntos do
Mar, está a participar, em Las Palmas, nas Canárias, no workshop para o lançamento do projeto SMARTBLUE.

Este projeto, inserido no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG V­A Espanha­Portugal MAC (Madeira­Açores­ Canárias) 2014­2020, visa assegurar o crescimento das pequenas e médias empresas nos mercados regionais e transfronteiriços do espaço da Macaronésia, através da criação de ‘clusters’ relacionados com a área da ‘economia azul’, integrando os diversos agentes do setor.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que, no caso dos Açores, o trabalho a desenvolver “reveste­se de particular interesse por aportar contributos substanciais ao processo em curso de desenvolvimento do ‘cluster’ do Mar, previsto no programa de clusterização da Estratégia de Especialização Inteligente para a Investigação e Inovação dos Açores (RIS3)».

Para Bruno Pacheco, apesar do Governo dos Açores “estar a trabalhar na revisão da RIS3, conforme previsto”, o setor do Mar “continuará a ter um papel essencial em qualquer estratégia que envolva o arquipélago”, destacando, nesse sentido, a importância de projetos como o SMARTBLUE.

Coordenado pelo Cluster Marino­Marítimo de Canárias, o SMARTBLUE, que tem um orçamento global de um milhão de euros e uma duração de 36 meses, será composto por nove parceiros, provenientes dos arquipélagos dos Açores, Canárias, Madeira e Cabo Verde.

O trabalho a desenvolver pelo consórcio pretende promover processos de inovação e internacionalização, aproveitando sinergias, capacidades e recursos de forma conjunta, e garantir, desta forma, um melhor aproveitamento das atividades que compõem o setor do Mar em toda esta zona geográfica do Atlântico.